Olá,

Um dos acessórios que eu mais desejava para o iPhone era uma lente chamada Olloclip que possui 3 efeitos, a macro, olho de peixe e grande angular. Pois bem, comprei e ela chegou faz alguns dias.

Apresento abaixo o resultado dos meus testes com essa lente 3 em 1.

Lente Olloclip

Lente Grande Angular e Olho de Peixe

A lente grande angular oferece um campo de visão maior, ou seja, oferece uma perspectiva mais ampla na hora de fotografas. São muito utilizadas para tirar foto de paisagem e de lugares apertados como por exemplo a pintura em uma parede de um apartamento, onde precisamos ângulo maior para pegar toda extensão da parede. O problema é que distorce a imagem, deixando a inflada.

A lente olho de peixe tem um campo de visão ainda maior, geralmente 180 graus e parece com o olho mágico que temos nas portas de nossas casas.

Veja abaixo uma comparação entre uma foto tirada sem nenhuma lente especial, em seguida uma foto tirada com a grande angular e a última com a olho de peixe. Baseado no trilho do trem podemos ver que a olho de peixe consegue fotografar muito mais coisas no entorno da câmera do que só com a lente do iPhone.

normal
Sem lente especial
grande_angular
Grande angular
fisheye
Olho de peixe

Mais fotos.

 escadas do metrô fisheye
 Olho de peixe
metrô estação paulista fish eye
Olho de peixe
metrô estação paulista grande angular
Grande Angular

Existem aplicativos que dão o efeito de olho de peixe nas fotos, mas adianto que não é a mesma coisa, pois com lente a captura é feita com um campo de visão maior, coisa que aplicativo nenhum consegue fazer/simular.

Lente Macro

A lente macro era a que eu mais queria testar, pois acho incrível tirar fotos bem de perto mostrando detalhes do assunto.

O que incomodou nessa lente foi que em algumas vezes tive dificuldade para fazer foco usando o aplicativo nativo de câmera, mesmo respeitando a distância focal de 12mm ~ 15mm. O resultado das fotos ficaram bem legais.

flor macro
lateral da moeda de 50 centavos de Real
olho macro
rosa macro
flor com formiga macro

Infelizmente não achei um aracnídeo para fotografar bem de pertinho.

Concluindo, a olloclip oferece por 70 dólares um ótimo custo/benefício para quem precisa fotografar esporadicamente com um desses 3 tipos de lentes. A não ser que você tenha um bom motivo, não vale a pena comprar uma lente com propósito tão limitado para sua DSLR. Só para ter uma idéia a lente Canon EF 50mm f/2.5 Compact Macro Lens custa por volta de 370 dólares,  a Canon EF 100mm f/2.8 USM Macro Lens por aproximadamente 600 dólares e a lente olho de peixe 8mm f/3.5 Fisheye Lens for EOS custa $299.

Onde comprar?

Eu comprei o meu na loja online photojojo, levou aproximadamente 30 dias para chegar o aviso de chegada. Quando chega o aviso no lugar da encomenda é mau sinal, significa que a Receita Federal gentilmente taxou sua compra em 60% do valor declarado dela (essa loja coloca o valor em uma etiqueta do lado de fora do pacote) e neste caso foram $70 mais $12 de frete.

Resumo

Prós:

– Ótima qualidade da imagem captada

– Ótima qualidade de construção da lente.

– Fica bem firme no iPhone.

– Oferece muita praticidade por ter 3 lentes em uma única peça.

Contras:

– Um pouco caro e não vende oficialmente no Brasil.

– Como é feito sob medida para o iPhone então temos que tirar a case/capa e tomar cuidado para não descolar a película da tela na hora de encaixá-lo.

Share


11 comentários

  1. #
    Gustavo Lacerda
    abril 12th, 2013 at 18:41

    Muito boa mesmo!! Adoro essas lentes, são muito divertidas.

    Eu comprei essa lente no Brasil, através do site http://www.monkeybiz.com.br

    Muito bom, chegou muito rápido, tudo direitinho.

    Vale muito mais apena do que pedir lá fora e ainda correr o perigo de ser taxado pela Alfandêga.

    Responda a esse comentário
  2. #
    Jessica
    agosto 12th, 2013 at 8:58

    Roberto, como faço para deixar essa ‘borda’ preta ao redor da foto tirada com a lente olho de peixe? pois na minha lente essa borda não está aparecendo, obrigada!

    Responda a esse comentário

Deixe um comentário