Google App Engine

21/dezembro/2008 - Geral

Olá!

Ontem recebi um email de aviso do Google App Engine avisando que a minha conta estava ativada. Depois de fazer o login com a senha do Google Accounts, ele solicita que você informe um número de telefone celular para enviar um SMS com um código de validação. No Brasil eles não enviam SMS para celulares Claro, tive que informar o número de um celular TIM para receber o SMS.

A linguagem utilizada para desenvolver é o Python, toda a parte dinâmica é feita com ela.

É muito interessante o ambiente de desenvolvimento desse serviço por que ele oferece muita API que facilita as tarefas cotidianas, como envio de email, manipulação de imagens, banco de dados, acesso a URLs e cache de memória.

A versão gratuita tem algumas limitações como 500MB de armazenamento de dados, 250 deployments de aplicação, envio de 7000 emails ainda não sei se essa cota é por dia, por mês, etc..

Para subir a aplicação para os servidores do Google é muito fácil, basta utilizar um utilitário criado pelo Google chamado appcfg.py que faz o upload apenas dos arquivos alterados.

O dashboard do serviço é bastante completo, tem como visualizar os logs de erros, os dados do banco e os acessos ao site.

Eu fiz uma aplicaçãozinha bem simples para testar o serviço. Não gostei muito de programar em Python (nada contra com quem gosta), a sintaxe pra mim é muito estranha, não é muito parecido com o C, nem com Java, nem com C#. Eu apanhei muito com o erro <type ‘exceptions.IndentationError’>: unindent does not match any outer indentation level (helloworld.py, line 54) apesar dele informar a linha e o offset era dificil corrigir.
Bom, depois de algumas horas fiz a aplicação de testes: http://appjundi.appspot.com/
Acesse ai e deixe um texto qualquer lá.

Até mais,
Roberto

Share


Um comentário

  1. #
    edvan_vegan
    julho 6th, 2010 at 8:55

    Não parecer com Java, C, C# é justamente a parte boa do python ! rs

    Responda a esse comentário

Deixe um comentário